quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MÚSICA NA IGREJA

Por Natanael Strapazzon

Sabemos que durante muitos anos a música na igreja vem sendo discutida pelos próprios músicos, líderes de louvor, pastores e pelos membros em geral. Qual o estilo de música ideal para ser tocado na igreja? O que cantar? Qual a forma de cantar? Qual ritmo Deus se agrada? Vemos muitas gritarias, falatórios, mas pouca qualidade, pouco conteúdo. Pareçe que não estamos preocupados com as letras e sim com os ritmos, não importa o que a letra diz, o que realmente importa é se o cântico anima o povo, se faz as pessoas ficarem em pé, ou se transmite um sentimentalismo para a platéia. Precisamos aprender, ou relembrar o verdadeiro louvor a Deus, se a letra é bíblica e se o verdadeiro objetivo do louvor é o Senhor. Outra preocupação é o repertório a ser escolhido pelos minístros de louvor, ou qual criará emoção na igreja. O que Deus está afim de ouvir do povo hoje?! E além disso, os descasos nos ensaios, falta de compromisso, e desleixes dos músicos para com seus instrumentos. O verdadeiro propósito da música na igreja não é animar o culto e nem transformar a reunião em um entretenimento, e sim declarar e adorar unicamente a Deus, refletir sobre a sua grandeza e demonstrar a nossa gratidão por Ele. Quando louvamos a Deus com ações de graça e com a verdadeira adoração podemos dizer que atingimos o verdadeiro objetivo da música na igreja. Enfim, pense sobre isso, reflita, tenha mais compromisso com o louvor, com seu instrumento e com a igreja. Trabalhe para que a letra seja oferecida unicamente ao Senhor que é o único digno de adoração e de receber a música na igreja, para todo sempre! Amém!

5 comentários:

  1. Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai. Que possamos adora-lo e exalta-lo todos os dias de nossas vidas. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Em Espírito... Em verdade. Se não é assim, é: Em carne... Em mentira. Deus não está interessado em adoração de lábios, pois a verdadeira adoração é a "cereja" do bolo da vida do crente. Se a vida, os atos, as decisões, as renúncias nossas adoram a Deus, quando chegarmos na Igreja para O louvar, será o complemento da obra, e o fogo vai pegar... Abraços.
    Thiago dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Qual o ideal da existência do cristão? Ao contrário do povo movido pelo secularismo do mundo, não é aproveitar a vida terrena; não galgar posições e fama; não cantar nem tocar, simplismente; É louvar e adorar a Deus na beleza de Sua santidade! Note o pormenor "na beleza de Sua santidade", ou seja, não é um simples abrir de boca ou a emição de uma voz agradável; nem o lindo acorde de um instrumento musical ou o acompanhamento de orquestras. é muito mais do que isso!!! A música na Igreja sobrepuja o conceito de música, como secularmente se conhece; vai além de simplesmente composições e arranjos musicais. Fazer música na Igreja compete interagir com anjos e com homens numa manifestação de júbilo, satisfação e paz que rompe todos os limites da percepção humana. Fazer música na Igreja é cantar para Deus. Tocar para Deus. Tocar em Deus através de timbres e sons carregados de sentimento verdadeiro... uma comunhão de amor com o Senhor. Deveríamos estar mais centralizados nesse ideal de vida do que a vontade de mostrar talentos adquiridos. Louvar a Deus... Adorar a Deus...Seja este o alvo da música que apresentamos NA Igreja, não PARA A Igreja. Pois só o Senhor nosso Deus é dígno e merecedor!

    ResponderExcluir
  4. Bruna Strapazzon Dos Santos12 de fevereiro de 2010 às 11:40

    Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele faz por nós . A Bíblia diz em Salmos 148 “Louvai ao Senhor! Louvai ao Senhor desde o céu, louvai-o nas alturas...;
    Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmos 33:1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”
    Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmos 34:1-3 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”
    Devemos louvar a Deus diáriamente. A Bíblia diz em Salmos 61:8 “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”
    Louve a Deus por transformar o desgosto em felicidade.
    A Bíblia diz em Salmos 30:11-12 “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.”

    ResponderExcluir
  5. Gesyellen Cristina da Silva12 de fevereiro de 2010 às 13:24

    "Em todo o tempo, louvai ao Senhor."

    Louvamos a Ele em todo o tempo realmente? Ou simplesmente cantamos?
    Perguntas um tanto complexas, eu sei, mas é necessário fazermos essa "avaliação" dentro de nós mesmos, pra então conhecermos a importância do louvor!
    O Senhor disse: EM TODO O TEMPO. Sem olhar para dificuldades, problemas, aflições... ELE busca quem O adore em espírito e em verdade.

    Louve... O nosso Deus espera por isso!

    ResponderExcluir